Aquarela Digital: Projeto social amplia perspectiva de futuro de jovens do bairro Jardim Vitória

Data da publicação: 11/08/2009
Acreditar que o mundo pode ser bom e belo ainda não é uma realidade para milhares de crianças e adolescentes no mundo. Especialmente os que nascem sob o julgo dos países miseráveis ou conflituosos. E no Brasil não é diferente, crianças de grupos sociais de risco nascem diariamente pelas pelas periferias das cidades e zonas rurais esquecidas pelo poder público. Mas aos poucos ainda que muitas vezes, em ações pontuais, um novo cenário vem se desenhando paralelamente à dura realidade, com mais janelas, portas, luz e cor.

Em Cuiabá por exemplo, existem muitos projetos sociais dignos de aplauso. São ações movidas pela sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público. Há dois anos em funcionamento o projeto Aquarela Digital, uma extensão do Espaço Vitória implantado no bairro homônimo pelo ICV (Instituto Centro de Vida) e parceiros em 2007, tem mudado a perspectiva da vida de muitos jovens.

Eles têm entre 18 e 25 anos, recebem capacitação em informática aplicada e são qualificados a exercer trabalhos de comunicação visual, designer gráfico e arte digital como elaboração de peças gráficas, animações e páginas web, para que possam desempenhar serviços freqüentemente terceirizados por muitas empresas na Capital, inclusive no próprio bairro.

Como conseqüência, pretende capacitar estes jovens em gestão empreendedora e apoiá-los para formarem uma cooperativa que será incubada pelo projeto Espaço Vitória. “O Aquarela Digital é uma ótima oportunidade para empresas preocupadas com o desenvolvimento da comunidade e interessadas em investir em responsabilidade social”, lembra o coordenador do projeto Espaço Vitória, Erlon Bispo.

No laboratório sede do Aquarela Digital, acontecem oficinas sociais, aulas práticas e teóricas de designer gráfico, informática aplicada e desenho. Além de aprender uma profissão, algumas aulas de preparação são ministradas por professores e palestrantes das áreas de Tecnologia e Computação de empresas e instituições educacionais, como universidades. Isso de certa forma os coloca em contato com profissionais do mercado e com as últimas tendências de softwares e equipamentos para a área desejada.

Na primeira fase do projeto os alunos foram capacitados a utilizar programas como, Corew, Fotoshop, Adobe e todas as ferramentas necessárias para trabalhar a imagem. De posse do conhecimento o passo seguinte é a produção, o desenvolvimento dos próprios projetos. Mas mesmo tendo o espaço para o exercício diário, nessa segunda fase, o projeto se deparou com um grande desafio, mantê-los no espaço sem algum tipo de renda. “Neste segundo ano do projeto, houve uma evasão de 50 %, começamos com 20 alunos a atualmente apenas 10 continuam. A grande dificuldade deles é dedicarem tempo ao projeto e não terem uma renda suficiente para ajudar a família. Então a metade saiu para trabalhar em supermercados e lojas em busca de um salário melhor”, lamenta o coordenador.

Cristiane Kely da Conceição, 22, é uma das alunas que está no projeto desde o início e jamais pensou em desistir. “Esta é uma oportunidade que realmente vale a pena, eu entrei aqui sem saber nada, achei divertido e gostei muito. Além de ser algo prazeroso, é o que o mercado pede, que estejamos sempre informados e dominando as novas tecnologias. Eu pretendo futuramente conseguir meu próprio sustento trabalhando nessa área, e que sabe até conseguir um emprego numa grande empresa que trabalha com artes gráficas e digitais”.

Outro aluno dedicado ao projeto e decidido em relação à área que pretende atuar é o Edjúnior Marin, 19. “Eu estou no Aquarela Digital desde o começo, e aqui eu posso juntar o útil ao agradável, uma paixão conciliada ao trabalho. Estou vendo a possibilidade de trabalhar com edição de vídeos, algo que gosto e sei que é um setor carente de mão de obra especializada e cheio de oportunidades para quem domina as técnicas e tem formação. Aprender um ofício hoje em dia não é fácil, tudo exige cursos e aperfeiçoamentos que custam caro, imagine aprender tudo isso aqui de graça? É algo muito gratificante ainda mais com o apoio de algumas empresas que nos oferecem várias palestras dentre elas, o empreendedorismo”.

Para que a segunda fase do Aquarela Digital deslanche, os coordenadores do projeto estão em busca de uma rede de apoiadores que possam oferecer trabalho para esses meninos e meninas. “Nossa intenção é que grandes empresas como, as de desenhos arquitetônicos e eletrônicos firmem parceria conosco e enxerguem nesses jovens uma extensão do próprio trabalho, de forma que aqui seja desenvolvido a parte mais bruta, enquanto a finalização e os acabamentos fiquem à cargo de um especialista que poderá fazer a supervisão final. O intuito é que empresários se sensibilizem com o potencial do projeto e invistam nesses jovens associando suas marcas a um trabalho de vanguarda: social, educativo, de empregabilidade e cidadania”, frisa o coordenador do projeto, Erlon Bispo.

Até que o coletivo consolide seus trabalhos e se transforme numa cooperativa ou empresa júnior hábil a oferecer esses serviços, os estagiários recebem bolsa auxílio do Instituto HSBC Solidariedade. Sendo assim, neste primeiro momento, o Espaço Vitória funciona como incubadora de um laboratório de artes gráficas, até que a organização dos jovens esteja suficientemente fortalecida e autônoma, capaz de caminhar sozinha.

Para a segunda fase, eles aguardam resposta do grupo Furnas (Centrais Elétricas S/A), no edital de apoio a projetos sociais. E na expectativa de serem contemplados, os coordenadores do Aquarela Digital já pensam em aplicar os recursos na aquisição de computadores e softwares, equipamentos caríssimos e na capacitação dos jovens.

O Espaço Vitória, do Instituto Centro de Vida, é um espaço multiuso de envolvimento comunitário e inclusão socioambiental, conta com o patrocínio do programa Petrobras Fome Zero. Tem como objetivo promover geração de renda e aumentar as possibilidades de trabalho por meio de capacitação, atividades educativas e socioambientais. Apoia duas cooperativas, a de compostagem e as costureiras oferecendo aulas de alfabetização para adultos, cursos de informática, oficinas de dança, e um auditório para palestras e apresentações de peças de teatro e exibição de filmes gratuitos para a comunidade do Jardim Vitória.

O local também é utilizado para outras ações, como reuniões do Grupo da Terceira Idade, e dos moradores do bairro. Está localizado à avenida José Estevão Torquato, 999, Jardim Vitória, Cuiabá.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação do Instituto Cidade Amiga
Autor:

Últimas Notícias

  • Reciclagem do lixo preserva o ambiente e promove a inclusão social 21/01/2017
  • Lixo orgânicos ajuda a recuperar solo dos quintais 06/01/2016
  • Construir cidades sustentáveis requer consciência cidadã e planejamento 23/11/2015
  • Cuiabá e Várzea Grande, curso de agricultura orgânica 08/11/2015
  • Espaço Vitória e curso de agricultura orgânica 26/08/2015
  • Vídeo retrata trabalho de inclusão social e gestão de resíduos de cooperativa cuiabana 20/08/2015
  • Educação ambiental desenvolvida pelo Espaço Vitória é referência em Mato Grosso 16/07/2015
  • Governos e ONGs e o fim do desperdício de alimentos 16/07/2015
  • Livro da Abrasco sobre os impactos dos agrotóxicos 15/07/2015
  • Prefeitura de Cuiabá e catadores 14/07/2015
  • Físico Fritjot abre Congresso Internacional em Cuiabá 09/07/2015
  • Prefeitura de Cuiabá pagará catadores de materiais recicláveis pela prestação de serviços 01/07/2015
  • Fórum Estadual quer mais controle do uso de agrotóxicos em Mato Grosso 25/06/2015
  • Mulheres extrativistas do cerrado mato-grossense conquistam destaque nacional 24/06/2015
  • Fotógrafo Laércio Miranda mostrou projetos de preservação da Amazônia em simpósio internacional do Japão 23/06/2015
  • Cooperativa de horticultoras de Cuiabá implantará fundo rotativo solidário 18/06/2015
  • Palestra do pesquisador Wanderlei Pignati aponta soluções para os impactos dos agrotóxicos em MT 14/06/2015
  • Espaço Vitória aprova projeto no edital Fundo Socioambiental CASA 2015 12/06/2015
  • Cooperativas de catadores apresentam proposta de prestação de serviços ambientais 09/06/2015
  • Produção agroecológica de alimentos já é realidade em assentamento de Poconé 02/06/2015
  • Representante do movimento internacional de ecogastronomia Slow food visita o Espaço Vitória 01/06/2015
  • Debate sobre agrotóxicos e saúde encerra Semana dos Alimentos Orgânicos no Espaço Vitória 30/05/2015
  • MPT quer o cumprimento do acordo judicial que prevê apoio aos catadores da capital 15/05/2015
  • Moradoras do Jd. Vitória participam de programas que molharam a saúde e a qualidade de vida 11/05/2015
  • Catadores de materiais recicláveis de MT realizam encontro sobre economia solidária e comercialização em rede 04/05/2015
  • Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras visita projeto ambiental desenvolvido em Cuiabá 01/05/2015
  • Consumidores lotam a primeira feira de produtos orgânicos da capital 27/04/2015
  • Lançamento de livro sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde é esperado com expectativa em MT 23/04/2015
  • Espaço Vitória recebe curso de Licenciamento de aterros sanitários neste final de semana 22/04/2015
  • Espaço Vitória Promove Curso: Plano de Gestão de Resíduos da Teoria à Prática 20/03/2015
  • Cooperativa abre entreposto voltado para produção agroecológica 07/03/2015
  • Personagens que trabalham pelo desenvolvimento comunitário ganham destaque no Jd. Vitória 07/03/2015
  • O lixo e o risco de enchentes e alagamentos em Cuiabá 05/03/2015
  • Ministério Público vai averiguar irregularidades no Plano Municipal de Resíduos de Cuiabá 02/03/2015
  • Programa Mesa Brasil SESC busca parceria para dar destinação sustentável aos resíduos orgânicos 02/03/2015
  • Iniciativa busca adaptar comunidades da Bacia do Rio Paraguai às mudanças climáticas 26/02/2015
  • Cooperativa de produção e inclusão social faz balanço positivo de suas atividades 26/02/2015
  • Cidade turística de Mato Grosso contrata cooperativa de catadores para a coleta seletiva 21/02/2015
  • MT-Criativo identifica o Espaço Vitória como centro de formação socioambiental de Cuiabá 21/02/2015
  • Campanha nacional contra o uso de agrotóxicos promoverá seminário em Mato Grosso 14/02/2015
  • Ministério Público requer documentos sobre a Parceria Público Privada para coleta do lixo em Cuiabá 14/02/2015
  • Falta de incentivo impede que os orgânicos conquistem mais consumidores 10/02/2015
  • A imprescindível participação do cidadão na gestão sustentável do lixo 06/02/2015
  • Secretária estadual do meio ambiente recebe visita e reivindicações das cooperativas de materiais recicláveis de Mato Grosso 29/01/2015
  • Ano internacional do solo traz uma reflexão sobre a agricultura praticada em MT 23/01/2015
  • O estrago ambiental das sacolinhas plásticas 21/01/2015
  • Agrônomo aponta aumento na procura por alimentos orgânicos em Cuiabá 15/01/2015
  • Inclusão de catadores melhora a coleta seletiva nas cidades brasileiras 13/01/2015
  • Prefeitura de Cuiabá excluir cooperativas de catadores de materiais recicláveis dos contratos de gestão ambiental do lixo 07/01/2015
  • Consumo e produção de lixo nas festas de fim de ano 27/12/2014
  • Cooperativas de Catadores e engenheiros sanitaristas querem revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Cuiabá 26/11/2014
  • Agricultores de Cuiabá e da Baixada Cuiabana recebem selo de certificação orgânica da Ecocert 24/11/2014
  • Curso traz à Cuiabá um dos maiores especialistas em compostagem de resíduos orgânicos do Brasil 20/11/2014
  • O grande desafio de diminuir o lixo e aumentar a reciclagem 18/11/2014
  • Cresce o número de empresas que investem em responsabilidade social 18/11/2014
  • Governo veta adiamento para o fim dos lixões e implantação dos aterros sanitários 18/11/2014
  • Tecnologia social desenvolvida pelo Espaço Vitória poderá ser replicada em Goiás 22/10/2014
  • Agricultores começam a produzir alimentos orgânicos visando o mercado local 22/10/2014
  • Ponto de cultura disponibiliza no YouTube documentários sobre a arte e cultura cuiabana 21/10/2014
  • Horticultores de Cuiabá aprendem como fazer biofertizantes e defensivos ecológicos 21/10/2014
  • Centro-Oeste conhece vencedores do Prêmio FINEP nesta quarta 10/10/2014
  • Seminário questiona Plano Municipal de Resíduos que a Prefeitura enviará à Câmara de Vereadores de Cuiabá 10/10/2014
  • Auditório do Sebrae sediará nesta quarta-feira o Seminário Gestão de Resíduos Orgânicos para a Cidade de Cuiabá 07/10/2014
  • Oficina ensina estudantes de Cuiabá a arte de construir instrumentos musicais 26/09/2014
  • Jovens da periferia cuiabana aprenderão a fazer instrumentos musicais de bambu e materiais recicláveis 26/09/2014
  • Cresce a luta pela proibição da pulverização área de agrotóxicos no Brasil 26/09/2014
  • Empresas de Cuiabá que não cumprirem Plano de Gerenciamento de Resíduos perderão o alvará de funcionamento 26/09/2014
  • Ministério Público pressiona Prefeitura de Cuiabá à se adaptar a nova Lei de Resíduos Sólidos 20/09/2014
  • Trabalho socioambiental premiado nacionalmente completa 15 anos de existência em Cuiabá 20/09/2014
  • ONG cuiabana conquista patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental 05/08/2014
  • Projeto apoiado pela Petrobras promove oficina de Educação Ambiental em Cuiabá. 05/08/2014
  • Promotores prometem cobrar o fim dos lixões e apoio a catadores e cooperativas de resíduos de Cuiabá 05/08/2014
  • Estudantes fazem visita Ecológica à cooperativa de compostagem no dia do meio ambiente 05/08/2014
  • Estudantes comemorarão semana do meio com aula prática sobre aproveitamento de resíduos. 05/08/2014
  • Espaço Ecossocial abre as portas para estudantes no Dia do Meio Ambiente 05/08/2014
  • Aterro de Cuiabá não receberá resíduos de empresas a partir de 30 de julho 05/08/2014
  • Ano Internacional da Agricultura Familiar da ONU ganha pouca divulgação no Brasil 30/07/2014
  • Agroecologia e o uso dos agrotóxicos em Mato Grosso 30/07/2014
  • Projeto Quintais Produtivos é pioneiro no movimento de hortas urbanas em Cuiabá 30/07/2014
  • Professora aposentada desenvolve trabalho de tecnologia social na periferia de Cuiabá 13/12/2012
  • Representantes da Petrobras e do Banco do Brasil realizam visita técnica 12/12/2012
  • Entrevista Exclusiva Erlon Bispo – Coordenador do Espaço Vitória 12/12/2012
  • Conexão Cheiro Verde conquista terceiro lugar no prêmio FINEP de Tecnologia Social 19/10/2012
  • Mato Grosso recebe exposição comemorativa aos 20 anos do Proler 14/08/2012
  • Perfil: Dejanira Batista de Jesus 02/07/2012
  • Vencendo o medo de aprender 04/04/2012
  • Paceria entre a SEC e o Espaço Vitória gera retornos positivos ao setor cultural 23/03/2012
  • Renda que vem dos resíduos 11/03/2012
  • Criada cooperativa que produz hortaliças a partir de resíduos orgânicos 03/03/2012
  • Pioneirismo do Modelo é valorizado na expansão do projeto Conexão Cheiro Verde 28/02/2012
  • Parceria entre SEC-MT e Espaço Vitória atrai público interessado em atividades artísticas 01/02/2012
  • Conexão Cheiro Verde 08/09/2011
  • Tecnologia Social é modelo de comércio justo 05/08/2011
  • Conexão Cheiro Verde transforma lixo em adubo de Horta Comunitária 10/11/2009
  • Aquarela Digital: Projeto social amplia perspectiva de futuro de jovens do bairro Jardim Vitória 11/08/2009
  • Modelo comercializa hortaliças do projeto “Conexão Cheiro Verde” 25/05/2009
  • Sustentabilidade: Modelo lança “Conexão Cheiro Verde” 31/07/2008
  • Empresas de Cuiabá participarão de oficina para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Orgânicos 31/12/1969