ESPAÇO VITÓRIA

O Instituto Cidade Amiga nasceu do Programa de Inclusão Socioambiental – Espaço Vitória, criado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), um Programa com mais de 15 anos de atividades no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Desde que se instalou na região, um local com múltiplas carências de serviços públicos e desigualdades sociais, o Instituto Cidade Amiga vem favorecendo a transformação social da comunidade ao promover ações de geração de renda e desenvolvimento da cidadania nos parâmetros da economia solidária e da sustentabilidade.

O Instituto Cidade Amiga, conhecido popularmente como Espaço Vitória, é responsável pela criação da Tecnologia Social Conexão Cheiro Verde, que promove um ciclo virtuoso que inclui a compostagem resíduos orgânicos, produção de hortaliças orgânicas certificadas e a geração de renda para moradores da comunidade, Tecnologia certificada pela Fundação Banco do Brasil e premiada pelo FINEP.

A entidade possui, também, amplo histórico de educação socioambiental voltada para capacitação e inclusão de moradores da comunidade, cooperativas de catadores, estudantes da rede pública com a realização de cursos, oficinas, seminários, vivência ambiental de ecotécnicas, (https://www.youtube.com/watch?v=7CH4WZpVTAY). Além de mobiliza uma ampla discussão pública sobre implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em Cuiabá e promover a organização em rede das cooperativas de catadores junto aos governos e a sociedade.