Gerenciamento Sustentável de resíduos orgânicos

Entre as atividades fundamentais da Cooperativa Verde Vitória está a compostagem de resíduos orgânicos oriundo de supermercados, restaurantes e de grandes geradores. Pelo processo de compostagem os resíduos são transformados em adubo orgânico que, em seguida, é utilizado em hortas livres de fertilizantes químicos e agrotóxicos. 
A produção agroecológica de hortaliças, obtida a partir da compostagem, gera renda para pessoas da comunidade que estavam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O trabalho desenvolvido no local também evita a contaminação do meio ambiente por chorume, diminui a emissão de gases do efeito estufa e o volume de resíduos que seriam lançados no lixão. 
Este ciclo formado pelo gerenciamento de resíduos, produção de hortaliças e geração de renda para famílias da comunidade é uma tecnologia social denominada de Conexão Cheiro Verde. Tecnologia que ganhou o prêmio Fundação Banco do Brasil – FBB  como Tecnologia Social  e o prêmio FINEP, como um dos três projetos sociais mais inovadores na região Centro-Oeste nos anos de 2009 e 2010.