DESENVOLVIMENTO CULTURAL E COMUNITÁRIO

A sede do Instituto Cidade Amiga, conhecido popularmente como Espaço Vitória, é um espaço multifuncional que abriga um Ponto de Cultura e diversas atividades e programas de atendimento a moradores da comunidade. Atividades que já atenderam mais de 30 mil pessoas nos 14 anos de existência de trabalho na região do Jardim Vitória e bairros adjacentes.
Entre as atividades desenvolvidas já desenvolvidas no local está o programa Luz do Saber, realizado em parceria com a entidade beneficente Casa da União Santa Luzia. Um programa voltado para alfabetização e inclusão digital de adultos e reforço escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. 
Outra atividade importante desenvolvida no Espaço Vitória é o Projeto Comunidade em Movimento ministrado pela EF-UFMT (Escola de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso) projeto que traz para moradoras da comunidade atividade física, orientação nutricional e atendimento médico. 
No local também funciona, há cinco anos, um Ponto de Cultura que já realizou uma série de eventos culturais para a comunidade e mais de 80 cursos e oficinas de arte e artesanato nas áreas de vídeo, teatro, dança, fotografia, desenho, pintura, cerâmica, bordado, entre outras modalidades.
 Recentemente o instituto Cidade Amiga produziu a série de documentários “Caleidoscópio Cuiabano”, composta de vinte vídeos sobre a produção artística e cultural da região. Três desses vídeos foram selecionados para participar do 14º Cinemato (Festival de Cinema de Cuiabá), sendo que o curta “Café, Poesia e Sonho com Juliano Moreno” recebeu três premiações: melhor filme de Ponto de Cultura, melhor produção de  áudio e edição na modalidade Curtas de Mato Grosso.