PROJETO QUINTAIS ORGÂNICOS

O Projeto Quintais Orgânicos é uma iniciativa socioambiental que visa contribuir com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no município de Cuiabá-MT, por meio de cursos, aulas práticas, cartilhas ambientais direcionadas aos pequenos, grandes, e médios geradores de resíduos orgânicos, cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, moradores da comunidade e estudantes. A iniciativa também vem promovendo a instalação de 40 composteiras e hortas domésticas no Jardim Vitória e bairros vizinhos, em Cuiabá. 
Com apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil-FBB, o projeto vem atendendo à necessidade de destinação sustentável da fração orgânica dos resíduos sólidos produzidos no município de Cuiabá, com ações de Educação Socioambiental capazes de mobilizar os diversos atores sociais envolvidos, deste a produção destes resíduos, até sua compostagem e aproveitamento. Ações que têm como foco o desenvolvimento de uma consciência voltada para responsabilidade compartilhada e a logística reversa previstas na Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no País.
O Projeto Quintais Orgânicos traz um programa de educação socioambiental que tem como ponto de partida a formação técnica e ambiental voltada para o aproveitamento agroecológico dos resíduos orgânicos produzidos em domicílios residenciais, supermercados, restaurantes e shoppings. 
O projeto contempla de forma destacada a formação de catadores e catadoras de materiais recicláveis para atuarem como agentes ambientais na segregação da fração orgânica nos condomínios e estabelecimentos onde trabalham, uma vez que estes trabalhadores são impactados diretamente pela não segregação da fração orgânica.
O trabalho de sensibilização e vivência ambiental de ecotécnicas, voltado para estudantes da rede pública - presente no Projeto Quintais Orgânicos - também desperta para a prática de um consumo consciente e para a destinação apropriada dos resíduos produzidos. Aumentando, assim, o comprometimento e responsabilidades dos estudantes com o meio ambiente.